Carta aberta da Consulta Popular - Em Defesa da UECE

Consulta Popular

A Consulta Popular manifesta seu apoio irrestrito ao movimento grevista da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Docentes da UECE (SINDUECE / ANDES-SN) no dia 22.10, professores/as deflagraram estado de greve. No mesmo dia, estudantes de Fortaleza decidiram entrar em greve. Essas duas decisões desencadearam o processo de construção da Greve em todos os campi da instituição, já iniciado na cidade de Itapipoca quando estudantes e professores há mais de 40 dias já se encontram com as atividades paralisadas.

Após inúmeras reuniões de colegiados e assembleias por centros e faculdades, os docentes da UECE em uma nova assembleia realizada dia 29.10, com a presença de cerca de 300 professores deflagraram, por ampla maioria, Greve Geral por tempo indeterminado. Acompanhado a decisão dos docentes, os servidores técnico-administrativos também aderiram ao movimento grevista, consolidando o que há muito tempo não se via, uma Greve unificada pelos três segmentos na universidade.

A deflagração da greve se deu após se esgotarem todas as possibilidades de negociação com o governo do estado do Ceará, que se nega discutir os problemas estruturais da universidade: carência de professores efetivos e servidores técnico-administrativos; precarização das condições de trabalho; ausência de uma política de assistência estudantil; infraestrutura defasada, principalmente nos campi do interior, dentre outros. Soma-se a isso, a falta de autonomia política e administrativa da UECE perante o governo.

A Consulta Popular acredita e vem contribuindo através da dedicação de seus militantes no fortalecimento da Greve Geral da UECE, pois esta é a única possibilidade de enfrentar a intransigência e truculência do Governador Cid Gomes (PROS).

Dessa forma, seguimos em frente na luta e apoiando os companheiros e companheiras que acreditam que somente através da luta será possível uma verdadeira e necessária transformação da educação e do conjunto da sociedade.

A defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, pauta histórica da classe trabalhadora e da juventude, é fundamental para a construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Até a vitória!

Direção Nacional da Consulta Popular, 04 de novembro de 2013.