Boletim Informativo Consulta Popular 03

 



08 DE MARÇO

 DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES 


“(...) O dia de luta das mulheres trabalhadoras contribui para elevar a consciência e a organização das mulheres proletárias. E isso significa que sua contribuição é essencial para o sucesso daqueles que lutam por um futuro melhor para a classe trabalhadora (...)”

Alexandra Kollontai, 1920

No dia 08 de Março as mulheres saem às ruas para exigir direitos, denunciar a opressão e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Esta tem sido a primeira luta do ano e,por isso, a energia, o impacto,a repercussão da mesma refletem sobre todas as demais lutas ao longo do calendário. Nossa inserção nos processos de construção do Dia 8 de Março vem aumentando qualitativa e quantitativamente e precisamos continuar priorizando e colocando peso nesta tarefa.Também os atos construídos em todo o Brasil tem,a cada ano,demonstrado sua capacidade de mobilização e de construção de unidade entre as diversas organizações do movimento feminista e de mulheres e entre as organizações mistas da classe trabalhadora.

Para tal, orientamos a inserção da nossa militância nos processo de construção dos atos/atividades alusivas ao Dia 8 de Março, fortalecendo a auto-organização das mulheres ea ampliação da unidade em torno do projeto feminista e popular, orientando a construção das alianças para este fim.

Precisamos fortalecer o protagonismo e a centralidade das pautas feministas na construção das bandeiras que irão às ruas neste Dia 8 de Março.

Avaliamos que lutar por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político dialoga com as nossas bandeiras,questionando o caráter patriarcaldo Estado que inviabiliza a implantação de políticas públicas para as mulheres como a legalização do aborto, o enfrentamento e a prevenção da violência, aampliação das creches e dos equipamentos públicos para a socialização dos cuidados. Neste dia 8 de Março também temos que denunciar a mercantilização do corpo e da vida das mulheres reforçada pela mídia machista e exacerbada em períodos como o que estamos vivendo com a realização da Copa do Mundo.

 

Nacional e Internacional

A vida das mulheres e a luta feminista popular

 

 

 

 

 

Contribuições para um Dia 8 de Março: A disputa das feministas pelo poder político como bandeira histórica do 8 de março

 

Nota Pública de Apoio à Revolução Bolivariana e à Luta do Povo Venezuelano

Igor Fuser, esclarece a situação da Venezuela e desmascara a Rede Globo na própria Rede Globo.

 

Plebiscito Popular

Plebiscito Popular pela Reforma da Constituição.     

O processo de elaboração da Constituição de 1988 teve dois momentos distintos. O primeiro vai da abertura dos trabalhos até a entrada da proposta aprovada na Comissão de Sistematização e a segunda, da Entrada na Comissão de Sistematização até a promulgação do texto aprovado em Plenário.

 

ACOMPANHE OS ESTADOS

 

SERGIPE

Em Sergipe é realizado o IV Encontro de Mulheres do Campo e da Cidade

Dia Internacional da Mulher em Sergipe terá ato unificado em 11 de Março


Dia 05 de Abril: 5ª Plenária Estadual da Consulta Popular Sergipe

 

SÃO PAULO



3ª Plenária Nacional será realizada em São Paulo no dia 17 de maio de 2014.

                Participe! Construa!

 

 

 

 


MINAS GERAIS

Debate com João Pedro Stédile : Desafios da Conjuntura e o Plebiscito Popular

 

 

 

 

 

 

 

 

PARANÁ

8 de Março no Paraná

 

BAHIA

III Fórum do Pensamento Crítico debate Ditadura, Autoritarismo e Democracia

 

 

 

 

 

 

 

RIO DE GRANDE DO NORTE 

8 de março no Rio Grande do Norte

 

PERNANBUCO

8 de Março em Pernambuco

 

RONDÔNIA
Rondônia: Organizações populares se reúnem para discutir o Plebiscito Popular

Na tarde desta quarta-feira (26) varias organizações populares estiveram reunidas em Porto Velho, Rondônia. Para discutir sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do sistema política, aonde socializamos as impressões da conjuntura política do Brasil e a necessidade de construímos juntos o plebiscito popular. 

 

PARAÍBA

8 de Março na Paraíba

 

 RIO DE JANEIRO

 8 de Março no Rio de Janeiro

 

Pátria Livre! Venceremos!