I Encontro Municipal das Mulheres do Levante Popular da Juventude Maria Felipa

Data: 
Dom, 09/03/2014 - 09:00 - 20:00

Localização

antiga FAPEX
Rua Caetano Moura
Salvador, BA

 

Acontecerá no dia 09 de março, em Salvador, o I Encontro Municipal das Mulheres do Levante Popular da Juventude Maria Felipa.

Durante a manhã será debatido “O Feminismo Popular e o 08 de março: História e Conjuntura”, com Maíra Guedes da Marcha Mundial das Mulheres. No período da tarde o tema do debate será “Construindo o Projeto Feminista e Popular: Nossos Desafios Políticos e Organizativos” com Patrícia Chaves, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude, e Jessy Daiane, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude e Diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O Encontro homenageia a lutadora do povo Maria Felipa, mulher preta e pobre, comandante na Ilha de Itaparica, que lutou pela Independência da Bahia. 
Liderando um grupo de mulheres e homens de diferentes classes e etnias, Maria Felipa, que era conhecida como a Heroína Negra da Independência, organizou vigias nas praias para impedir o desembarque dos inimigos, além de organizar o envio de mantimentos para o Recôncavo. Ela também participou de vários conflitos e incêndios de embarcações inimigas.