Rumo à Marcha das Margaridas 2015!

Data: 
Ter, 11/08/2015 (Todo dia) - Qua, 12/08/2015 (Todo dia)

Localização

Brasilia

“O sudeste está florido /  estão chegando as decididas. o sudeste está florido /É o querer, é o querer das Margaridas”.

Durante os dias 08 a 11 de junho, na cidade de Araruama - RJ, foi realizada a Jornada Temática de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais do Sudeste. Cerca de 60 mulheres dos quatro estados da região – quilombolas, assentadas, trabalhadoras rurais, estudantes, agricultoras e militantes - participaram da atividade que compõe o calendário da Marcha das Margaridas de 2015.

Ao final, foi formulado um relatório regional com as demandas de políticas públicas das mulheres que será sistematizado em um documento nacional e, posteriormente, entregue ao Congresso Nacional e a Presidenta Dilma. A Jornada foi encerrada na cidade do Rio de Janeiro com uma audiência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. O Preseindete garantiu apoio financeiro à Marcha de 2015 e se comprometeu com criação de um canal de diálogo constante com a CONTAG. Alessandra Lunas, secretária de mulheres da Contag pontuou: “estamos trazendo a demanda de projetos que vá em direção da construção da Soberania Alimentar, estamos lutando para um desenvolvimento rural que seja protagonizado pela agricultura familiar agroecológica”.

A Marcha das Margaridas é um movimento feminista que defende uma prática sustentável de vida, uma luta que tem como foco o fim de todas as formas de violência contra as mulheres e à natureza.  A Marcha será nos dias 11 e 12 de agosto em Brasília. Ocuparemos a capital brasileira para mais uma vez dizer: Estamos em marcha até que todas sejamos livres!  Mais informações sobre a Marcha das Margaridas 2015: http://www.transformatoriomargaridas.org.br