Formação

A Formação Política sempre foi um diferencial em nosso processo de Construção. Nos períodos mais difíceis da organização nos dedicamos a estudar os problemas do Brasil sempre aliados á uma ação prática capaz de transformar a realidade estudada. Foi assim que construímos, junto aos movimentos sociais, populares e religiosos, milhares de espaços de formação para debater e realizar os Plebiscitos Populares da Dívida Externa, ALCA, Vale.

Para enfrentar os problemas estruturais de nosso país construímos e o Curso Realidade Brasileira, que busca compreender o Brasil e os desafios da Revolução Brasileira pelo estudo dos pensadores Brasileiros. Essa tem sido é a grande escola de formação política dos militantes do que hoje chamamos de "campo popular".

Desde  sempre  procuramos construir um processo formativo  voltado para  os  problemas  da  luta popular,  da  organização, buscando qualificar a nossa ação, combatendo  por um lado as concepções que preconizam uma  formação  abstrata,  genérica  ou  acadêmica e, por outro as  concepções meramente instrumentais,  conteúdistas.  Sempre procuramos, com  a  formação,  assegurar  que  a  militância  assimile categorias e conceitos históricos e, especialmente, nossas definições políticas, tornando-as mais efetivas.

Nos últimos anos fizemos diversos esforços para fortalecer nosso trabalho neste setor, com destaque  para  o  Curso  Nacional  do  Programa  estratégico,  resultando  em  cursos  regionais  e estaduais,  complementados  pelos  estudos  orientados  nos  núcleos  e  individualmente.

Desde  2012  temos  um  plano  de  trabalho  nacional composto por processos complementares:

 1)  CURSO BÁSICO I:

É o curso básico para toda a militância da Consulta Popular, o formato e proposta são baseados inteiramente no Curso do Programa Estratégico (2008 e 2009), com alguns ajustes e aprimoramentos.

Leia mais.

 2)  CURSO BÁSICO II

O curso básico II será realizado a partir dos desafios de como aplicar as definições já conhecidas e assimiladas, ou seja, é centrado na ação política, e será voltado para militantes que estão em tarefas de direção dos estados e nacional, e que tenham participado do curso básico I. 

Leia mais.