texto

A Crise Brasileira, Carlos Marighella

A Crise Brasileira

Carlos Marighella

1966

 

As Causas da Derrota e as Perspectivas da Situação

O golpe de primeiro de abril sobreveio, e tornou-se vitorioso, sem que as forças antigolpistas, e entre elas os comunistas, pudessem esboçar qualquer resistência. A única resistência de massas organizada contra o golpe foi a greve geral, mesmo assim sem condições de prosseguir, em virtude do despreparo geral.

Veredas do direito à saúde no Brasil

Plano de um Jornal Público para Toda a Rússia

Que Fazer?

Vladimir Ilitch Lenine

Plano de um Jornal Público para Toda a Rússia


"O maior erro do Iskra nesse aspecto", escreve B. Kritchévski que nos censura pela tendência de, "isolando a teoria da prática, transformar a primeira numa doutrina morta" (Rab. Dielo, nº 10, p.

Os Jornais e os Operários

 

O que é revolução

" Uma resposta intelectual ao golpe de 1964, o livro recorre a uma linguagem rigorosamente acadêmica para dizer que, "deixada a burguesia numa sociedade como a brasileira solta e à sua própria sorte, sua revolução (...) não tem como ser democrática mas sempre estará sob o encanto da solução autocrática".

PREFÁCIO À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DE 1859

PREFÁCIO À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DE 1859

Karl Marx

Examino pela ordem seguinte o sistema da economia burguesa

Sobre o instrumento Político

 

2013: pequenos avanços, retrocessos e bons sinais

Brasil de Fato : Ed. 564

Mais além do que obter conquistas imediatas, as mobilizações da juventude sempre são um termômetro em qualquer sociedade. Elas prenunciam períodos de maior conscientização política e mobilização social de todo o povo. Portanto, eles são apenas o prenúncio do que poderá vir com mais força se a classe trabalhadora lograr unidade e for à rua com um programa de reformas estruturais.