Apolônio de Carvalho

Apolônio de Carvalho se destaca no cenário político brasileiro pela coerência,persistência e generosidade com a construção de um mundo melhor. Sua trajetória inclui as mais importantes lutas libertárias ocorridas no Brasil e na Europa no século XX. Participou da Guerra CivilEspanhola ao lado da República contra o fascismo.

 Ele foi membro da Resistência Francesa, na II Guerra Mundial, combatendo o nazismo. Foi um exemplo de político e de revolucionário dedicado a estudar e a compreender a realidade para a criação de alternativas de mudança.

Em sua longa e dura militância Apolônio de Carvalho esteve sempre aberto às novas idéias, mantendo, em todas as circunstâncias, uma postura rigorosamente democrática. Esforçou-se por estabelecer e fortalecer, a cada momento, as alianças necessárias para fazer avançar e consolidar a democracia e as conquistas populares no País. Em Apolônio, o compromisso com a transformação social se integrava com uma dimensão humana particular, marcada pela suavidade, respeito e solidariedade.

A marca simbólica deste centenário é, desta forma, uma boa oportunidade para homenagear a figura pública de Apolônio e o seu legado de lutas e otimismo, que nunca abriu mão do sonho e da utopia. Um espelho para as novas gerações.

Indicação: 

Filme Vale e livroVale a pena Sonhar

 

O humanista Apolônio de Carvalho (Brasil de Fato, 23/02/2011, Aline Scarso)