1º Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens Elza Francisca de Melo

 

Aconteceu nos dias 24 e 25 de maio no município de Taiobeiras o encontro de Mulheres Atingidas por Barragens do Norte de Minas e Vale do Jequitinha.  Estavam presentes 21 mulheres atingidas pela Barragem de Irapé no Vale do Jequitinhonha, Barragem de Berizal, Projeto Gorutuba em Nova Porteirinha, Atingidas pelo Minerouto em Grão Mogol no Vale das Cancelas.

O Encontro debateu sobre questões sobre patriarcado, trabalho doméstico, violação dos direitos das mulheres atingidas pelos grandes projetos como: Hidrelétricas, Barragem para grandes irrigações e Mineração. O objetivo é fortalecer as mulheres atingidas dentro do MAB já que são as principais vítimas dos grandes projetos.  

A busca pela unidade entre as Mulheres atingidas por Barragens fortaleceu o encontro que homenageou a companheira Elza Francisca de Melo, lutadora do MAB da região de Nova Porteinha, falecida dia 07 de abril deste ano.  Sua última atividade no MAB fora da região foi no Encontro Nacional dos Atingidos por Barragens em 2013 em São Paulo. No leito do hosital ela disse, segundo militante do MAB , Edinalza Borges: “ Eu vou ficar bem, vou melhorar para poder ir nas lutas”. A luta para Elza a animava a superar sua doença. Os cursos de Formação do MAB da região do Norte e Vale do Jequitinha foi batizado com o nome dessa grande Mulher lutadora que fazia do sofrimento a força para continuar a luta.