14 de março DIA DE LUTA

14 de Março

MOVIMENTOS COBRAM REESTATIZAÇÃO DA ENERGIA AO GOVERNADOR DO RS

 

Nesta sexta-feira (14), movimentos populares e sindicatos, protagonistas da manifestação de ontem no norte do Rio Grande do Sul (13), entregaram uma Carta Aberta ao Governador Tarso Genro, em passagem por Erechim, manifestando o inconformismo com a péssima qualidade da energia elétrica na região do Alto Uruguai.

POPULAÇÃO BRASILEIRA PAGARÁ R$ 21 BILHÕES PARA COBRIR GOLPE NAS CONTAS DE LUZ

 

Governo autorizou nesta quinta-feira (13) o pagamento de um golpe bilionário das empresas de energia elétrica.

Os R$ 21 bilhões que a população terá que pagar, referente ao ano de 2014, vai beneficiar as empresas estatais dos governos estaduais do PSDB de São Paulo (CESP), Minas Gerais (CEMIG e LIGHT) e do Paraná (COPEL) e empresas transnacionais como Duke (EUA), Suez Tractebel (FRA) e AES (EUA). O valor pode ser ainda maior.

ATINGIDOS OCUPAM E LIBERAM PEDÁGIO NO VALE DO RIBEIRA, EM SP

 

Cerca de 200 atingidos ocuparam e liberaram nessa manhã de sexta-feira (14) um pedágio localizado na Rodovia Régis Bittencourt, a BR 116, em Juquiá, próximo a Registro, divisa dos estados de São Paulo e Paraná.

ATINGIDAS POR BARRAGENS DENUNCIAM VIOLAÇÃO DE DIREITOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Cerca de 300 mulheres atingidas por barragens ocuparam na manhã desta sexta feira (14) a sede dos escritórios da Companhia Hidrelétrica de Sobradinho na cidade de Sobradinho-BA, a terra da Barragem.

As manifestante cobram da Chesf/Governo a reparação dos direitos negados e violados com a construção da barragem de Sobradinho, o cancelamento dos dois projetos de barragem (Riacho Seco e Pedra Branca) planejados para região  e a criação da Política Nacional de Direito das Populações Atingidas por Barragens. 

14 DE MARÇO: DIA DE LUTA PARA OS ATINGIDOS!

Milhares de atingidos saem às ruas nesse dia 14 de março para protestar contra a ausência de política de direitos para os atingidos e possível aumento nas tarifas de energia elétrica.

MULHERES ATINGIDAS OCUPAM O DNOCS NO CEARÁ

 

Com as palavras de ordem “Mulheres, água e energia não são mercadoria”, mulheres atingidas pelas barragens de Castanhão, Aracoiaba e Figueiredo ocupam o Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS) desde o início da manhã desse  14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

MOBILIZAÇÃO DOS ATINGIDOS GARANTE POLÍTICA ESTADUAL NO PR

 

Após a ocupação da sede da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) em Cascavel, na manhã de quarta-feira (12), por mais de 200 pessoas, o governador do estado do Paraná, Beto Richa, cedeu à pressão popular e se comprometeu em solucionar as pautas de reivindicação dos atingidos.

ATINGIDOS DISCUTEM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO PARA O TAPAJÓS

Moradores do Tapajós temem os impactos sociais e ambientais que virão com as usinas previstas para a região

MULHERES DO MAB REALIZAM ENCONTRO ESTADUAL EM FORTALEZA

Na jornada de lutas do 14 de Março, atingidas buscam fortalecer sua participação no movimento


Durante esta semana, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reúne 80 mulheres atingidas por barragens, de diversas regiões do Ceará, na cidade de Fortaleza, como mais uma das ações do 14 de março, Dia Internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida.

ATINGIDOS REALIZAM ATOS SIMULTÂNEOS NO NORTE DE MINAS GERAIS

Militantes mineiros realizam ocupações e atos simultâneos em diversas regiões do estado. As ações fazem parte da Jornada Nacional de lutas do MAB.