Atividade sobre Energia e fontes alternativas leva os movimentos sociais para a Universidade

Aconteceu no dia 19 de março no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, a mesa “Energia e suas fontes alternativas”, com a presença de José Antônio de Moraes da Federação Única dos Petroleiros (FU), Professor Marco Antônio Tomasoni do IGEO-UFBA e Ian Andrade do MAB.

A atividade aconteceu como agenda da semana dos calouros do curso Biologia em parceria com estudantes dos cursos das Geociências e trouxe o debate da relação entre o os recursos energéticos, a produção e o consumo de energia e a geopolítica, sobre a soberania nacional e sobre a situação dos atingidos e das atingidas, direta ou indiretamente, pela produção de energia.

Em uma conjuntura na qual as universidades são invadidas pela iniciativa privada e pela lógica capitalista, essa atividade representa um ato político importante para que cada vez mais os movimentos sociais possam fazer parte da vida universitária. Para que os espaços das universidades não estejam vazios de política e que o desenvolvimento da ciência seja pensado de acordo com as demandas da sociedade.