Carta Aberta da Consulta Popular sobre a Greve dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rodoviários

A Consulta Popular vem expressar sua solidariedade e se colocar ao lado dos companheiros e companheiras motoristas, cobradores, fiscais e demais trabalhadores e trabalhadoras do sistema de transporte urbano de Fortaleza e Região Metropolitana, organizados no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (SINTRO). Acompanhamos os esforços de negociação que culminaram com a intransigência da burguesia, representada pelo sindicato patronal (SINDIÔNIBUS), e a incapacidade do Estado em garantir os direitos dos trabalhadores/as.
As reivindicações não são apenas justas, mas fundamentais para garantia de um patamar mínimo de condições de trabalho e acabar com jornadas abusivas e ilegais, conforme denuncia o SINTRO.
A melhoria da qualidade de vida do povo de Fortaleza passa pela valorização dos trabalhadores/as do transporte público e pela melhoria das condições de serviço para toda população, particularmente à classe trabalhadora.
Por fim, esperamos que não se repitam os casos de criminalização das lutas sindicais ou impedimento do exercício do direito de greve, como lamentavelmente vem ocorrendo em movimentos recentes. É ao lado do povo e dos trabalhadores/as, em suas legítimas lutas, que construiremos as transformações necessárias para um Projeto Popular para o Fortaleza e o Brasil.
Consulta Popular CearáFortaleza, 20 de junho de 2012.