Nasce o Brasil de Fato Ceará

No meio de um turbilhão de desafios, onde a política está na boca do povo e o golpe é eminente, uma pausa para a alegria, para a apresentação de mais uma mídia construída pelos movimentos sociais e sindicatos do campo popular. Nasce o Brasil de Fato Ceará. Fruto da construção coletiva e de muito trabalho.

Apresentamos em nossa edição zero quem é o Ceará que luta pela democracia, o problema do extermínio da juventude negra e pobre da periferia de Fortaleza, os seis anos do assassinato de Zé Maria do Tomé (agricultor morto por combater o uso de agrotóxicos em Limoeiro do Norte), além do campeonato cearense de futebol, das produções culturais do cineasta Rosenberg Cariry e do rapper Erivan Produtos do Morro. Uma diversidade de temas que trazem um pouquinho das realidades presente em nosso estado.

Na atual conjuntura política, refletimos que um dos principais erros cometidos pelas gestões do Partido dos Trabalhadores foi não ter avançado na regulação e democratização da mídia. Até o recente e progressista marco civil da internet já está ameaçado pela pressão das empresas de telecomunicações no Congresso Nacional. Sabemos que para defender os direitos do povo brasileiro necessariamente teremos que enfrentar o monopólio dos meios de comunicação, inclusive disputando/reivindicando mais recursos públicos para publicidade em mídias populares, comunitárias e educativas.

Em nome dessa luta colocamos nas ruas o Brasil de Fato Ceará, uma fonte de informação posicionada do lado do povo. Esperamos que a zero seja a primeira de muitas outras, onde as trabalhadoras e trabalhadores possam se reconhecer nos textos e fotografias, mandar sugestões e pautar o jornal.

Nosso compromisso é com a construção de uma mídia ampla e democrática, que expresse a diversidade política e cultural do nosso povo. Nossa proposta é apresentar uma visão popular do Ceará, do Brasil e do mundo, com linguagem e temas do cotidiano. Mais do que nunca, sabemos o quanto é necessário um jornal assim, uma verdadeira alternativa de comunicação para o povo cearense.

Fonte: 

equipe Brasil de Fato Ceará
Foto: Lucas Calisto