Professores da UFPB aprovam continuidade da greve

Os professores da UFPB voltaram a aprovar a continuidade da greve da categoria durante assembleia geral na sexta-feira (17/8), data em que o movimento completou três meses. Dos docentes presentes, 123 foram favoráveis à continuidade, seis foram contrários e quatro se abstiveram da decisão.

Entre os temas principais da assembleia estava a avaliação de alguns pontos da proposta de reestruturação de arreira apresentada pelos docentes ao governo. A pedido do Andes – Sindicato Nacional, todas as associações docentes do País estão fazendo essa análise para subsidiar a elaboração de uma contraproposta de negociação.

 
Um dos informes apresentados durante a assembleia foi a respeito da reunião da Andifes (Associa

ção Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior) realizada na quarta-feira, 15/8, na qual os reitores das universidades do País decidiram que não vão informar o nome dos professores e dos servidores técnico-administrativo para a efetuação do corte de ponto, como foi solicitado pelo Ministério do Planejamento.

Outro informe diz respeito ao protesto que está sendo organizado pelos estudantes da UFPB, a partir de iniciativa de alunos dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Comunicação Social. Trata-se do movimento “Avança Dilma. Eu quero aula”, que será realizado na Praça João Pessoa (Praça dos Três Poderes), em João Pessoa, na próxima sexta-feira (24/8). A concentração será às 15h.

O Comando Local de Greve também informou sobre a situação dos cursos de pós-graduação da UFPB. Segundo o CLG, vários programas de pós já pararam as atividades: Serviço Social, Direito, Psicologia Social, Antropologia, Comunicação Social, Enfermagem e Educação. Estão marcadas para a próxima semana reuniões com os cursos do CCEN e com os cursos de Ciência e Tecnologia e de Educação Física. Haverá também uma reunião com a coordenação do Ensino a Distância.

A próxima assembleia geral está marcada para quarta-feira, dia 22, às 9h, no auditório da Reitoria.

Confira o calendário de atividades da semana:

Segunda-feira, 20/08

9h00 – Reunião com a PG de Ed. Física

Terça-feira, 21/08

14h30 – Reunião do CLG

Quarta-feira, 22/08

9h00 – Assembleia João Pessoa

14h00 – Reunião ampliada com estudantes da UFPB

Quinta-feira, 23/08

9h00 – Reunião do CONSEPE

14h30 – Reunião do CLG

Reuniões em Bananeiras (9h30) e Areia (14h30)

Sexta-feira, 24/08

15h00 – Concentração para o Ato dos Estudantes (Praça dos três poderes) e Marcha a partir das 16h00

Segunda-feira, 27/08

9h00 – Reunião com professores e coordenadores da Ensino a Distância