Distrito Federal

Nota de apoio e solidariedade ao Sindsep – DF

Fonte: 

Repudiamos a prisão, na manhã desta terça-feira (20/06), do Secretário-Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF), Oton Pereira Neves.
 
Afirmamos que este episódio é parte de uma escalada de violência que vem ocorrendo contra as manifestações que buscam reafirmar os pilares democráticos da sociedade brasileira.
 
O sindicalista estava ao microfone, durante uma assembleia em frente ao Ministério do Meio Ambiente – MMA em Brasília / DF, quando os policiais militares deram voz de prisão. Sem nenhum mandado judicial, nosso colega foi levado para a Delegacia onde ficou detido, sendo liberado em seguida.
 
Por convicção que este é um ato arbitrário e descabido, alimentado pelo contexto político vivido atualmente no país, manifestamos nosso total repúdio à violência cometida nesse ato e expressamos nossa solidariedade ao companheiro Oton.

Assinam essa nota:
- Consulta Popular
- Levante Popular da Juventude
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
- Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos - MTD
- Movimento de Mulheres Camponesas – MMC
- Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
- Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
- Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM
- Movimento Camponês Popular – MCP
- Via Campesina Brasil
- Centro de Estudos e Pesquisa Ruy Mauro Marini

Casa do Projeto Popular é inaugurada em Samambaia, DF

Fonte: 

Movimentos sociais, populares, coletivos e demais organizações, participaram, neste domingo, 28 de maio, da inauguração da Casa do Projeto Popular, em Samambaia, Distrito Federal, que tem como objetivo ser uma referência política do campo popular no DF e um ponto de apoio impulsionador do trabalho de base. A inauguração foi marcada por um ato político e cultural, que contou com apresentações artísticas e feira de produtos da agricultura camponesa e comidas.

“Essa Casa se propõe a ser uma sede do campo popular no Distrito Federal e entorno, foi construída para fazermos diversas atividades, sempre com o espírito do mutirão e solidariedade, que são nossos princípios, é por meio do trabalho coletivo que vamos conseguir ocupar as ruas, as praças e levantar as nossas bandeiras, mostrar que a resistência não é sofrimento é alegria”, aponta Laura Lyrio, membro da Direção Distrital da Consulta Popular no DF.

Para Iridiani Seibert, membro da direção nacional do MMC - Movimento de Mulheres Camponesas, a Casa do Projeto Popular é mais um passo importante para o fortalecimento do campo popular no Distrito Federal. “Sabemos muito bem da conjuntura política que vivemos e este tem sido também um momento de fortalecimento do campo popular, que tem se unificado em torno de bandeiras de lutas, como o 8 de março, as lutas do 15 de março e do dia 24 de maio e neste contexto a vinda dessa casa para Samambaia é uma passo muito acertado”.

Além da necessidade de aumentar o espaço físico, antes localizado no Plano Piloto, a Casa do Projeto Popular tem como meta fortalecer a inserção em área prioritária, localizada no eixo Taguatinga – Samambaia – Ceilândia, a área mais populosa, com maior concentração da classe trabalhadora no DF.  “O nosso Coletivo existe desde 2006 aqui em Samambaia e essa casa veio para animar nossa luta e descentralizar as atividades do Plano”, destacou Larissa Delfante do Coletivo ArtSam.

“Nós queremos contribuir e somar com os movimentos que já existem nessa região, essa Casa é um ponto de resistência”, afirma Tobias Pereira do Levante Popular da Juventude.

O ato político e cultural contou com a participação de representantes do MST, MMC, MTD, MPA, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, MOPOCEM - Movimento por uma Ceilândia Melhor, Fora do Eixo/Mídia NINJA, Ecoloja do Mercado Sul, Ecosol.

Cultural

As atividades culturais da inauguração ficaram por conta  de Rene Bonfim, Nando, Dan Camusi, Markão Aborígine, Neemias MC, batucada do Levante e apresentação da drag queen Maria Rojava.

Organizações

A Casa do Projeto Popular  tem características de Secretaria, com um espaço focado na inserção territorial e abrigará os espaços de organização da Consulta Popular, Levante Popular da Juventude e MTD - Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos.

 

Por Flávia Quirino/ Foto: Mídia NINJA

Rumo à Marcha das Margaridas 2015!

Data: 
Ter, 11/08/2015 (Todo dia) - Qua, 12/08/2015 (Todo dia)

Localização

Brasilia

“O sudeste está florido /  estão chegando as decididas. o sudeste está florido /É o querer, é o querer das Margaridas”.

A Consulta Popular e as eleições 2014 no Distrito Federal

 

A Consulta Popular é uma organização política que busca contribuir na construção de um Projeto Popular para o Brasil. Este projeto é a força social organizada do povo brasileiro, lutando para executar seu programa político de mudanças estruturais na sociedade. Ainda que não seja o único momento da luta política e ideológica, acreditamos que o período eleitoral é importante para a reafirmação do Projeto Popular.

Entidades civis entregam representação contra relator do Código de Mineração

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Wellton MáximoRepresentantes de várias entidades civis protocolaram hoje (6), na Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, requerimento de representação contra o relator do projeto do Código Nacional de Mineração, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Eles alegam quebra de decoro parlamentar por possível conflito de interesse.

11 de Julho Concentração dos Movimentos Populares em Brasilia

Data: 
Qui, 11/07/2013 - 14:30

Localização

Concentração dos Movimentos Populares no estacionamento do Teatro Nacional de Brasília.

Dia 11/7, quinta-feira é o povo na rua!

Ato contra as violações da Copa do Mundo da FIFA, DF

Data: 
Dom, 30/06/2013 - 14:00

Localização

Brasilia, DF

Segunda Assembléia dos Povos do DF

Data: 
Sab, 29/06/2013 - 14:00

Localização

Brasília, DF