Minas Gerais

Curso Realidade Brasileira Vale do Jequitinhonha

Finalizou no dia 09 outubro de 2016, mais um Curso da Realidade Brasileira - CRB do Vale do Jequitinhonha. Esta já é a terceira turma realizada na região.

Fonte: 

Por Maria Afonso

Educadora Popular – Cáritas Baixo Jequitinhonha

Cursista III turma do CRB

Povo nas ruas contra o golpe

Estamos em um momento crítico em nosso país. Todos os dias há notícias de que o homem que ocupa o terceiro lugar de mais poder no Brasil (a presidência da Câmara dos Deputados) está envolvido em esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro com contas ilegais na Suíça... Fora o uso do seu cargo para ameaçar, chantagear e impor suas vontades a outros políticos. Nesta semana, a Polícia Federal fez várias apreensões na casa de Eduardo Cunha, ligando o deputado do PMDB a mais denúncias de corrupção.

Só a luta é capaz de mudar a vida

O ano de 2015 foi intenso. Desde os primeiros meses, tanto os setores da direita quanto a classe trabalhadora saíram em defesa de seus interesses, cada lado usando as ferramentas que têm. Nessa disputa, chamada luta de classes, fica evidente que o povo trabalhador continua em desvantagem.

Defender a democracia e mudar o sistema político

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, tem na sua trajetória vários escândalos de corrupção. É acusado pelo governo suíço de manter contas naquele país – para receber dinheiro proveniente de operações ilegais – e foi denunciado pelo Ministério Público brasileiro por desvio de dinheiro público.

Qualquer semelhança com o pau de arara não é mera coincidência


Sugiro a visualização do vídeo antes da leitura:

Pílula fica, Cunha sai

No último dia 25, mais uma vez as mulheres saíram às ruas pedindo o fim da violência. Além do tradicional 8 de março, já firma- do como uma data de luta feminista, 25 de novembro foi proclamado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1999 o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. É um dia para denunciar que a violência contra a mulher ainda é um fantasma que ronda a vida de todas.

Outras Dandaras e Zumbis surgirão!

 

20 de novembro, dia da Consciência Negra. Completam-se 320 anos do massacre do Quilombo de Palmares, onde foram assassinados Zumbi e Dandara, símbolos de resistência do povo negro e da luta por liberdade. Passado tanto tempo, alguns insistem em dizer que o Brasil é uma “democracia racial”. Ou seja, que não há mais racismo no país e que os e as negras e negros vivem em igualdade. Tal ideia é uma mentira.

Não foi um acidente: é um modelo

Quando uma tragédia como a que ocorre na região de Mariana acontece, somos tomados de muitos sentimentos: compaixão, raiva, indignação, medo. As inúmeras campanhas de solidariedade às vítimas demonstram que somos afetados diretamente pela dor do outro, ainda que não o conheçamos pessoalmente. Faz parte da nossa condição humana essa sensação de impotência frente a um desespero tão real e uma das saídas que encontramos é nos prontificar a ajudar, seja recolhendo roupas e dinheiro para os atingidos, seja através de orações, seja atuando como os heróis anônimos, que rompem a barreira policial para tentar salvar pessoas e animais.

Greve Nacional em defesa do Brasil

Petrobras

 

 

No domingo (1), começou a greve dos petroleiros em todo o Brasil. O objetivo deles é  defender a Petrobras, a soberania do povo brasileiro e o petróleo, uma das principais riquezas do nosso país, que novamente estão ameaçadas de privatização.

Curso de Realidade Brasileira nos Vales do Mucuri, Aço e Rio Doce

Neste fim de semana, 23 e 24 de maio, foi realizado o segundo módulo do Curso de Realidade Brasileira dos Vales na cidade de Governador Valadares. Estiveram presentes 90 cursistas dos mais diversos movimentos e organizações dos Vales do Mucuri, Aço e Rio Doce.