artigo

O impasse brasileiro e a geopolítica global

por Igor Fuser, professor da Universidade Federal do ABC e militante da Consulta Popular

A tentativa contra o governo Dilma e a campanha antipetista só podem ser plenamente entendidos no contexto da conjuntura internacional e, em especial, da ofensiva dos Estados Unidos

Frente de movimentos sociais precisa dialogar com a classe média, defende militante

Fonte: 

por Rodrigo Gomes, da RBA publicado 06/09/2015 11:18

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/09/frente-de-movimentos...

foto: Sindicato dos Químicos do ABC

No 7 de Setembro, movimentos vão às ruas contra reformas e retirada de direitos

Grito dos Excluídos no Distrito Federal defende o Fora Temer, a democracia e a soberania nacional. Mobilização terá início às 8h30, em frente ao Museu Nacional.

O Dia da Independência será marcado no Distrito Federal por mais uma edição do Grito dos/as Excluídos/as. A partir da iniciativa das pastorais sociais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), movimentos populares, organizações da sociedade civil e ativistas sairão às ruas para lembrar que a comemoração da independência do país só faz sentido com soberania, desenvolvimento e a garantia de direitos e dignidade para a população.

Nota Pública - apoio à candidatura Lula para as próximas eleições

 

 

A Consulta Popular manifesta apoio a candidatura Lula para as próximas eleições à presidência brasileira.

Reunida em sua Plenária Nacional Fernando Martinez Heredia, dos dias 18, 19 e 20 de agosto, a Consulta Popular decidiu manifestar publicamente apoio a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para as próximas eleições presidenciais.

Na compreensão da Consulta Popular, Lula encarna a esperança do povo brasileiro na construção de um Brasil democrático com maior inclusão social e de combate as desigualdades existentes no Brasil.

Nota de pesar pela morte de Genival Carvalho

“Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir”

(Fernando Brant e Milton Nascimento)

Com imenso pesar e tristeza recebemos a notícia do falecimento de Genival Carvalho, companheiro de sonho, lutas e ideais. São eternas tuas lembranças. Tão grandiosa foi tua contribuição para a luta do povo, que vais, mas ficas.

Nota de Pesar - Fernando Heredia

Na madrugada de hoje, 12 de junho 2017, faleceu em Havana o companheiro Fernando Martinez Heredia. Cuba perdeu um dos seus melhores pensadores, a América Latina perde um grande aliado e a Consulta Popular perde um amigo e companheiro das trincheiras da luta ideológica e política.

Fernando foi um revolucionário cubano que expressou na ação e no pensamento a essência da Revolução: rebeldia, ousadia, solidariedade e humildade.

Nasceu em Cuba, em 1939 e com menos de 20 anos estava nas trincheiras da revolução de seu país, revolução essa, que durante sua vida, ele ajudou a realizá-la e concebê-la como uma Revolução Socialista de Libertação Nacional.

As tarefas das forças populares diante da conjuntura capixaba

A recente paralisação da Polícia Militar do estado do Espírito Santo (PM-ES) pode contribuir para a análise do modelo de gestão do governador Paulo Hartung. O Movimento de Mulheres, Familiares e Amigos de Policiais e Bombeiros Militares reivindica reajuste salarial, pagamento de escalas extras, auxílio-alimentação e reajuste no auxílio farda.

A segurança pública, assim como outras áreas de responsabilidade do Estado, como educação e saúde vêm sendo negligenciadas desde o início

Fonte: 

Fernando de Oliveira Leal

Militante da Consulta Popular no Espírito Santo, licenciado em Ciências Sociais e pós-graduando em Estudos Latino-Americanos pela parceria ENFF/UFJF