artigo

O impasse brasileiro e a geopolítica global

por Igor Fuser, professor da Universidade Federal do ABC e militante da Consulta Popular

A tentativa contra o governo Dilma e a campanha antipetista só podem ser plenamente entendidos no contexto da conjuntura internacional e, em especial, da ofensiva dos Estados Unidos

Frente de movimentos sociais precisa dialogar com a classe média, defende militante

Fonte: 

por Rodrigo Gomes, da RBA publicado 06/09/2015 11:18

http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/09/frente-de-movimentos...

foto: Sindicato dos Químicos do ABC

Nota de Pesar - Fernando Heredia

Na madrugada de hoje, 12 de junho 2017, faleceu em Havana o companheiro Fernando Martinez Heredia. Cuba perdeu um dos seus melhores pensadores, a América Latina perde um grande aliado e a Consulta Popular perde um amigo e companheiro das trincheiras da luta ideológica e política.

Fernando foi um revolucionário cubano que expressou na ação e no pensamento a essência da Revolução: rebeldia, ousadia, solidariedade e humildade.

Nasceu em Cuba, em 1939 e com menos de 20 anos estava nas trincheiras da revolução de seu país, revolução essa, que durante sua vida, ele ajudou a realizá-la e concebê-la como uma Revolução Socialista de Libertação Nacional.

As tarefas das forças populares diante da conjuntura capixaba

A recente paralisação da Polícia Militar do estado do Espírito Santo (PM-ES) pode contribuir para a análise do modelo de gestão do governador Paulo Hartung. O Movimento de Mulheres, Familiares e Amigos de Policiais e Bombeiros Militares reivindica reajuste salarial, pagamento de escalas extras, auxílio-alimentação e reajuste no auxílio farda.

A segurança pública, assim como outras áreas de responsabilidade do Estado, como educação e saúde vêm sendo negligenciadas desde o início

Fonte: 

Fernando de Oliveira Leal

Militante da Consulta Popular no Espírito Santo, licenciado em Ciências Sociais e pós-graduando em Estudos Latino-Americanos pela parceria ENFF/UFJF

Avançar na unidade popular e enfrentar os golpistas em Minas e no Brasil

Conjuntura Nacional

1. A crise internacional do capital, que se prolonga desde 2008, configura o aumento da sanha do imperialismo sobre as economias periféricas, atrás de recursos naturais, matérias-primas, aumento da exploração do trabalho e mercados. Neste momento, essa ofensiva desestabiliza diversas democracias na América Latina, como Venezuela e Brasil.

2. A crise econômica, política, social e ambiental que vive o Brasil assemelha-se ao fim dos períodos de desenvolvimento vistos nos anos de 1930, 1960 e 1980.

Curso Realidade Brasileira Vale do Jequitinhonha

Finalizou no dia 09 outubro de 2016, mais um Curso da Realidade Brasileira - CRB do Vale do Jequitinhonha. Esta já é a terceira turma realizada na região.

Fonte: 

Por Maria Afonso

Educadora Popular – Cáritas Baixo Jequitinhonha

Cursista III turma do CRB

Contexto da crise e o impacto para a vida das mulheres trabalhadoras

 

 

 

Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilantes durante toda a sua vida

Simone Beauvoir

Fonte: 

Consulta Popular, agosto de 2016