O modelo Lake+ da Oru Kayak cumpre suas promessas de ser leve, resistente e eminentemente embalável.
Toda coisa boa tem suas desvantagens e, para um praticante de caiaque casual, o outro lado de possuir um barco pequeno que você pode levar a qualquer momento é que você precisa levá-lo ao lago de alguma forma – e guardá-lo em algum lugar quando voltar para casa. As transportadoras de automóveis variam de irritantes e baratas a convenientes e caras, mas e se houvesse outra maneira? É aí que entra a Oru Kayak : a empresa fabrica caiaques que se dobram até o tamanho de uma mala.
Ao contrário dos infláveis baratos (que têm suas ressalvas, mas ainda podem ser divertidos ), um caiaque dobrável promete ser um pouco mais resistente. Não há necessidade de inflar, mas você precisa descobrir como fazer origami com plástico corrugado.
Para esta análise, experimentei um Lake+ de 9 pés de Oru. É baseado no Lake , de US $ 499, o modelo mais básico da Oru, mas tem amortecimento mais espesso no assento e apoio para os pés e encosto ajustáveis. Você pode gastar muito mais do que isso em modelos mais luxuosos, como o Coast XT de 16 pés e US$ 1.999 . Existem outras marcas de caiaques dobráveis no mercado, principalmente TuckTec , mas Oru é a mais estabelecida.
Conforme observado, esses caiaques dobráveis não têm relação com os caiaques infláveis sobre os quais escrevi no passado . Os infláveis exigem que você os bombeie à beira do lago; se você não os deixar firmes o suficiente, eles cederão sob seu peso. (Muitos dos infláveis baratos têm um limite de peso bastante baixo, fazendo com que a frente e a traseira da embarcação subam bem alto na água se você não for, digamos, uma criança pequena.) O Lago Oru prometia ser resistente e em condições de navegar, então Peguei um emprestado de Oru e dei uma volta.
Quão irritante é o Lago Oru dobrar e desdobrar?
Como ficou o caiaque depois de soltar as alças da mala
O Lake+ promete “montagem de 1 minuto”, mas você provavelmente não ficará surpreso ao saber que essa é uma estimativa otimista. A primeira vez que pratiquei montar o barco no meu quintal, comecei a suar e me esforçar para concluir o trabalho. Acontece que executei algumas etapas na ordem errada e tive que desfazer e refazer parte do meu trabalho; meu tempo total de montagem foi de cerca de 15 minutos.
Depois que comecei a praticar um pouco, no entanto, foi realmente muito rápido preparar o trabalho. Minha próxima tentativa, durante um passeio real no lago, durou cerca de cinco minutos. (Oru observa que o plástico pode ser rígido e difícil de dobrar quando é novo, mas com o tempo as linhas de dobra irão quebrar e isso ficará mais fácil.)
Felizmente, há um código QR impresso no próprio barco que o levará a um vídeo instrutivo para dobrar e desdobrar. A parte mais complicada é que o barco se dobra ao longo de um conjunto de linhas para embalagem e um conjunto totalmente diferente para uso como embarcação. Ao passar de um para outro, você tem que desdobrar certas linhas (empurre com força!) e vincar outras.
Mas tudo funciona e as peças se encaixam perfeitamente. O assento é montado em um retângulo laranja feito de um material mais rígido que o resto do barco; você o coloca no centro do chão. Então você vai para a frente do barco e aperta as laterais com tiras de fivela. Na parte traseira do barco, você faz um procedimento semelhante. Essa cintagem é provavelmente a parte fisicamente mais desafiadora do processo; quando é novo e rígido, os lados não se unem facilmente e não necessariamente se encaixam tão bem na vida real como no vídeo, mas espero que com o tempo e um pouco mais de invasão, eu estarei capaz de chegar mais perto do minuto prometido.
Como o Lago Oru se sai na água?
Crédito: Beth Skwarecki
Levei o Lake + para dar uma volta no lago local em um dia frio. (Está um pouco frio para a temporada de caiaque, mas essas são as coisas que faço por vocês, queridos leitores. Sempre usem um colete salva-vidas e roupas adequadas – eu usei uma roupa de neoprene – quando estiver frio.)
Falando em PFDs, Oru Kayak me enviou um para testar. Quase disse não, obrigado, porque tenho vários PFDs, mas o Oru PFD é um dos coletes salva-vidas mais confortáveis que já usei para remar. A parte de trás do colete só tem espuma flutuante na metade superior, para que você possa sentar-se confortavelmente no assento do caiaque sem que o encosto bata no colete.
O Lake + é bastante confortável para sentar. O assento é agradável, embora o apoio para os pés, mantido no lugar pela tensão de três cordas diferentes, não seja tão estável como seria em um caiaque com apoios para os pés mais tradicionais nas laterais do barco.
E, sim, a embarcação está em condições de lago, conforme prometido. Não sofri vazamentos ou surpresas. Como um caiaque de 9 pés, ele vira um pouco para cada lado a cada braçada, mas isso é típico de barcos curtos e de fundo chato. (Eu esperaria que os modelos mais longos e caros fossem muito mais retos.) Ele não segue tão reto quanto meu Pelican de plástico moldado, mas essa é uma troca razoável a ser feita pela conveniência de um barco empacotável.
Quando terminei meus testes, dobrei o barco novamente. Tal como acontece com os barcos infláveis, quando você terminar de usar o caiaque durante o dia, ele estará molhado e um pouco lamacento. Oru recomenda apoiar seu caiaque por 10 minutos para permitir que a água escoe das ondulações do plástico.
Convenientemente, tudo pode ser embalado em um pacote do tamanho de uma mala. Ou seja, torna-se uma embalagem do tamanho de uma mala, completa com alça e alças de fechamento, sem que você precise colocá-la em um recipiente separado. Oru também vende uma mochila para ajudar a carregar, mas não vi necessidade; Apenas joguei a mala na parte de trás do meu carro e fui para casa.
Uma versão anterior do artigo dizia que o caiaque que testei foi o Lake; na verdade era o Lago +.
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