Muitas vezes as coisas que valem a pena são difíceis, mas o fato de ser difícil não significa que valha a pena.
Um novo ano significa que é hora de um novo você – pelo menos foi o que me disseram. Você limpou sua agenda, sua motivação está em alta e agora tudo que você precisa é de um plano para se tornar uma versão melhor de si mesmo. E por alguma razão, o plano que muitas pessoas estão escolhendo este ano é um dos desafios de fitness mais idiotas já inventados: 75 Hard .
Já expliquei anteriormente como saber quando um desafio de condicionamento físico é uma completa perda de tempo e 75 Hard marca todas as caixas. Isso o leva ao fracasso e o culpa pelo fracasso; as suas regras baseiam-se no que é difícil de fazer e não no que acabará por compensar; e, em última análise, não é um programa de condicionamento físico ou de resistência mental, mas um veículo de marketing para um cara.
Quais são as “regras” do 75 Hard?
A ideia básica é esta: durante 75 dias, você deve fazer estas cinco coisas todos os dias:
- Siga uma dieta. “Esta pode ser a dieta de sua preferência, mas deve ser um plano estruturado e pensado na melhora física.”
- Complete dois treinos de 45 minutos por dia. Isso pode incluir caminhadas ou ioga restaurativa. É preciso estar ao ar livre, não importa o clima.
- Sem álcool ou refeições fraudulentas.
- Tire uma foto do progresso todos os dias.
- Leia 10 páginas de um livro; audiolivros não contam.
Se você acessar o site 75 Hard , não verá essas regras. Você deve entrar em uma lista de e-mail para que eles sejam enviados a você. Na verdade, se você seguir as instruções do 75 Hard, começará fornecendo a Andy Frisella (seu criador) seu endereço de e-mail, ouvindo seu podcast, comprando seu livro de US$ 29, baixando seu aplicativo de US$ 7 e ingressando em seu grupo no Facebook.
Ah, e a propósito: se você errar, terá que começar de novo desde o primeiro dia.
O que 75 Hard acerta
Serei generoso aqui. Qualquer plano para se exercitar e comer melhor terá alguns benefícios potenciais, embora na verdade eles não venham do próprio 75 Hard. Você notará que o programa de exercícios é “fazer dois treinos” e o plano de dieta é “seguir uma dieta”. Em outras palavras, você cria um plano de exercícios e dieta, enquanto Frisella se recosta e leva o crédito.
Algumas coisas potencialmente boas que podem advir de seguir 75 Hard:
- Você reserva tempo para dois treinos por dia; isso cria um hábito.
- Já que você ficaria exausto fazendo dois treinos intensos por dia, todos os dias, você aprenderá que caminhada, ioga e outros movimentos voltados para a recuperação podem ter um lugar em sua rotina.
- Você tem que escolher seu próprio plano de treino e dieta; isso significa tomar decisões e segui-las, em vez de apenas ter intenções vagas.
- Ler livros é bom.
Lá, tenho sido tão caridoso quanto posso. Agora vamos falar sobre o que o 75 Hard errou.
75 Hard é rigoroso sem motivo
Olha, quando sigo um plano de treino, eu me comprometo. Se vou fazer um programa difícil de seis dias por semana (como fiz no verão passado), farei todos os treinos, mesmo aqueles rotulados como opcionais. Corri repetições de pista na chuva, apareci na academia quando estava cansado e, quando havia muita fumaça de incêndio no ar para correr ao ar livre, fiz o treino intervalado daquele dia em uma bicicleta de spin.
Mas por que segui o plano? Porque eu sabia que isso me tornaria mais forte. Eu acertei meu primeiro agachamento frontal de 101 quilos (222 libras) durante esse programa. Terminei com uma capacidade de trabalho matadora que me preparou para um ótimo ciclo de treinamento depois disso – levando a um total de PR (recorde pessoal) em minha competição de levantamento de peso de final de ano. Fiz coisas difíceis porque a recompensa valeria a pena .
É aqui que 75 Hard parece ter sido projetado por um alienígena ou um robô. Os atletas trabalham duro, então vamos fazer as pessoas trabalharem duro. Os atletas seguem um cronograma, então vamos fazer as pessoas seguirem um cronograma. Mas é como um carro sem motor. Pode parecer bom por fora, mas não há nada dentro para alimentá-lo.
Frisella corrige esse grande buraco na trama principalmente gritando com você. Você tem que seguir as regras, não porque haja alguma razão para isso, mas porque a regra é que você tem que seguir as regras. E se as regras não funcionarem para você? É tudo culpa sua.
Por exemplo, o e-mail introdutório diz o seguinte:
Você ficará tentado a trapacear e fazer concessões. Você não será tentado por mim… você será tentado por si mesmo.
Hum, é você quem define as regras, Andy. Se estou “tentado” a fazer algo que é normal ou saudável na vida, e você disse que não posso, quem exatamente transformou essa coisa normal e saudável em uma tentação?
Quando você faz um pequeno compromisso consigo mesmo, esse padrão de decisão fica enraizado em sua vida. Você inconscientemente diz a si mesmo que está tudo bem e cria um padrão de compromisso em todas as áreas da sua vida. Ele completa os cantos agudos do que deveria ser uma vida excepcional.
Mais uma vez, essas promessas são de Andy Frisella para Andy Frisella , mas ele quer que você faça o trabalho.
Este enquadramento de “compromisso” pressupõe que o que você pretende fazer é algo importante, que não deve ser comprometido. Mas são apenas um monte de regras idiotas. Não são regras que o levarão a qualquer objetivo específico, a não ser o objetivo de se tornar “uma pessoa que fez 75 Hard e tem orgulho disso”. O que é bom se você gosta disso, mas é provável que você fique frustrado com as regras e se culpe.
Fotos de “progresso” deixam você obcecado pelo seu corpo
75 Hard exige que você tire fotos do progresso todos os dias. Isso faz com que você se concentre na aparência do seu corpo, tanto como resultado do desafio, quanto como uma obsessão do dia a dia. Literalmente. Se você perder a foto de um dia, você quebrou as regras e terá que começar de novo.
As fotos do progresso também contribuem para que outras pessoas sejam atraídas para o desafio. A página de marketing do 75 Hard tem nove fotos de antes e depois de pessoas diferentes. Ao postar o seu nas redes sociais, você basicamente está divulgando o desafio e mantendo o foco na imagem corporal. Para um desafio que deveria encorajar a “resistência mental”, isso com certeza parece algo que vai foder a cabeça de muita gente.
Beber um galão de água é bobagem e potencialmente perigoso
Outra regra é que você deve beber um galão de água todos os dias. Para uma pessoa maior, como total de ingestão de líquidos durante o dia, isso não é muito extremo. Mas então vêm as advertências. Frisella teria dito que:
- Isso não inclui líquidos provenientes de alimentos.
- Isso não inclui outras bebidas, incluindo água com sabor.
- Se você precisa ou deseja beber eletrólitos para repor os líquidos perdidos em todos os treinos, desculpe, bebidas eletrolíticas (com sabor) não contam.
Ele acrescenta a ressalva de que você pode beber uma quantidade diferente de água se for orientado a fazê-lo por um profissional médico. É bastante estranho que o desafio posicione “porque 75 Hard diz isso” logo abaixo do conselho médico, mas substituindo literalmente qualquer outro motivo que você possa ter para seguir essas regras, como perceber que elas são estúpidas.
Não há nenhum benefício para a saúde que você obterá ao beber um galão de água que também não obteria ao consumir meio galão de (digamos) água, Diet Coke, café e sopa combinados.
Beber quantidades excessivas de água pode ser perigoso, especialmente se você estiver chegando ao fim do dia, perceber que não está nem perto do seu objetivo e beber o resto de uma vez. A hiponatremia, ou intoxicação por água, é uma coisa real , e os riscos aumentam quando você bebe muita água de uma só vez, apesar de não estar com sede, porque alguém lhe disse que você deveria. Num estudo de caso , uma criança acabou no hospital depois de um dos pais a ter obrigado a beber mais de meio galão no espaço de algumas horas; isso foi investigado como abuso infantil. São raros os casos de pessoas saudáveis que morrem por intoxicação hídrica, mas existem .
Experimente estas maneiras melhores de melhorar seu condicionamento físico em 75 dias
Se ao menos pudéssemos separar as partes boas do 75 Hard das ruins! Ah, espere – as partes boas consistem em “escolher um programa de exercícios e segui-lo”, então essa é uma solução fácil.
(Ironicamente, o site 75 Hard diz “consulte seu médico ou outro profissional de saúde antes de iniciar o 75 HARD™ ou qualquer outro programa de condicionamento físico” e então, na mesma tela, “ISSO NÃO É UM DESAFIO DE FITNESS”. Sim, nós pode fazer melhor do que isso.)
Experimente um programa de condicionamento físico real , que estabeleça exercícios e tarefas específicas, em dias específicos, para atingir um objetivo específico. Você terminará o programa mais forte e em forma do que antes, pronto para enfrentar um novo desafio – não exausto e pronto para desistir.
75 dias equivalem a cerca de 10 ou 11 semanas. Aqui estão alguns programas que se enquadram no projeto:
- “Plano de construção de base de “Treinamento de Primavera” de Hal Higdon para corredores ” . São 10 semanas, com quatro corridas e dois dias de treinamento de força por semana. Você faz um contra-relógio a cada dois fins de semana para avaliar seu condicionamento físico.
- Couch to 5K , o programa clássico para apresentar suavemente as pessoas à corrida. Também dura 10 semanas e começa com intervalos fáceis. Você fará três treinos de caminhada/corrida por semana. Tenho sentimentos confusos sobre o quão bem este programa realmente funciona para iniciantes , mas se você está ciente das advertências, que diabos, vá em frente.
- O programa de levantamento de peso para iniciantes do Atleta de Força . Isso dura nove semanas, com um pico opcional de quatro semanas que você pode fazer no final se quiser tentar uma competição de levantamento de peso (ou fazer uma “reunião simulada” por conta própria). Você levantará quatro vezes por semana. É para pessoas que têm alguma experiência com agachamento, supino e levantamento terra, mas que não os treinaram extensivamente.
- Este famoso programa franken do Reddit , que combina o programa de levantamento terra Mag-Ort, partes do programa GZCL para agachamento e algo chamado “Deathbench” para aumentar seu supino. Tem duração de 10 semanas, cinco dias por semana, e é destinado a levantadores experientes que desejam um desafio intenso.
Estes são apenas alguns exemplos; existem muitos programas de 10 semanas (ou oito semanas, ou 12 semanas) para vários esportes e atividades. Escolha um, marque os treinos em seu calendário e combine-os com uma nutrição adequada para apoiar seus objetivos. Em 75 dias, você será um levantador de peso mais forte ou um corredor mais capaz, sem necessidade de sofrimento inútil.
FIND US ON SOCIALS