Se você acha que o inverno significa o fim das alergias, pense novamente.
Aqueles de nós com alergias já passaram por uma primavera particularmente brutal , seguida por alguns meses de sintomas implacáveis de febre do feno. Mas agora que as temperaturas finalmente estão caindo, ficaremos livres pelo resto do ano, certo? Bem, não exatamente.
As alergias sazonais externas podem ter acabado para as pessoas que vivem na maior parte do país, mas o inverno é normalmente a pior época do ano para alérgenos internos, como poeira, pêlos de animais e mofo. Nosso primeiro instinto pode ser descartar qualquer fungadela, espirro ou tosse como um resfriado de inverno, mas nem sempre é o caso. É hora de levar a sério as alergias de inverno: veja por onde começar.
O que são alergias de inverno?
O termo “alergias de inverno”, na verdade, refere-se a alergias internas, que existem o ano todo. Dito isto, as alergias internas tendem a ser mais problemáticas e perceptíveis durante o inverno. De acordo com o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), existem algumas razões para isso:
- Passamos mais tempo em casa e dentro de casa em geral
- O clima mais frio significa que é mais provável que mantenhamos nossas portas e janelas fechadas: isso mantém o frio do lado de fora, mas também mantém os alérgenos dentro de nós.
- O aquecimento por ar forçado recircula o ar interno e quaisquer alérgenos que ele contenha
- O aquecimento por ar forçado também pode levantar poeira acumulada nas paredes, madeira, topos de armários e outras superfícies duras e macias que não são limpas regularmente.
Além disso, como aponta um recurso da Allergy & Asthma Network (AAN), o aquecimento forçado do ar – em oposição ao aquecimento a vapor frequentemente visto em casas e apartamentos mais antigos – diminui o nível de humidade do ar interior, o que pode então aumentar os sintomas de alergia. Além disso, o ar pode secar as membranas nasais, deixando-as rachadas, doloridas e mais suscetíveis a infecções secundárias.
Se tudo isso não bastasse, quanto mais estivermos expostos a alérgenos internos, piores serão os nossos sintomas, de acordo com a AAN . Quando passamos mais tempo respirando ar seco, recirculado e cheio de alérgenos, nosso corpo identifica alérgenos como poeira e caspa como invasores e, em seguida, aciona nosso sistema imunológico para lançar um ataque contra eles. Esse tipo de resposta exagerada a um invasor pode envolver aumento da produção de muco, por exemplo.
Alguns dos alérgenos internos mais comuns incluem:
- Pó
- Ácaros (os aracnídeos microscópicos que se alimentam e vivem na poeira; tecnicamente, somos alérgicos a uma combinação de suas partículas de resíduos e fragmentos de cadáveres)
- Mofo
- Pêlos de animais de estimação
- Baratas (tecnicamente, uma combinação de fezes e conchas do falecido)
- Caspa, excrementos, urina e parasitas trazidos por roedores que buscam abrigo contra o frio
Quais são os sintomas das alergias de inverno?
As alergias de inverno podem causar os mesmos sintomas das alergias sazonais ao ar livre e podem apresentar-se em várias combinações que diferem de pessoa para pessoa. Esses sintomas incluem:
- Espirrando
- Olhos lacrimejantes e com coceira
- Nariz escorrendo
- Congestão nasal
- Tosse
- Gotejamento pós-nasal
- Dor de garganta ou coceira
- Erupções cutâneas ou pele seca e com coceira
- Dores de cabeça
- Sono interrompido
- Chiado e falta de ar (para aqueles com asma alérgica)
Como você se livra das alergias de inverno?
Embora você não possa simplesmente deixar de ser alérgico a alguma coisa, existem algumas maneiras de controlar suas alergias de inverno. Esses incluem:
- Fique por dentro da limpeza : não espere até a primavera. Comece com uma limpeza profunda para se livrar do acúmulo de poeira, caspa, mofo e outros alérgenos e, em seguida, limpe, tire o pó e aspire regularmente.
- Use um purificador de ar : nesta postagem , Beth Skwarecki, editora sênior de saúde do Lifehacker, explica o que procurar ao comprar um purificador de ar para ajudar a aliviar os sintomas de alergia
- Troque seu filtro HVAC regularmente : Substitua por filtros com classificação MERV de 13 ou superior
- Minimize a caspa do seu animal de estimação : Quer você tenha gatos , cachorros ou outro animal de estimação peludo, faça o que puder para reduzir a propagação da caspa, com base no que é melhor para sua raça. Isso pode significar banhá-los com mais frequência, dar banho com menos frequência e/ou escová -los para fora.
Se você fez o que pôde em casa, entre em contato com seu médico se os sintomas da alergia no inverno ainda forem problemáticos – especialmente se você também tiver asma ou suspeitar que seus sintomas progrediram para sinusite ou outra infecção secundária.
FIND US ON SOCIALS