Colírios homeopáticos, MSM e prateados não devem ser usados nos olhos.
Com todos os recalls de colírios ultimamente , é um bom momento para pensar sobre a segurança dos colírios. A FDA emitiu recentemente algumas “dicas ao consumidor” que incluem nunca usar certos tipos de colírios – incluindo qualquer coisa rotulada como homeopática. Abaixo, temos uma análise completa do que não usar e por quê.
Por que tantos colírios são problemáticos
Nosso sistema imunológico faz um ótimo trabalho protegendo nosso corpo contra infecções – mas nem sempre aparece para combater infecções em nossos olhos. Em termos científicos, os olhos são “privilegiados imunologicamente”. Nosso sistema imunológico confia principalmente que nossos olhos cuidarão de si mesmos, então raramente ocorre muita inflamação (parte do processo de combate a infecções) nos olhos. Além dos olhos, outras partes do corpo com privilégios imunológicos incluem o cérebro, os testículos, a placenta e o feto.
Pensa-se que o privilégio imunológico é bom para os olhos, porque reduz as chances de inchaço. Mas o outro lado é que, se nossos olhos infeccionarem , será mais difícil combater a infecção. Pessoas morreram ou perderam a visão devido a infecções resultantes de colírios contaminados.
Como nossos olhos são muito vulneráveis a infecções, é importante não esguichar neles nada que não seja realmente necessário. E é por isso que o FDA está alertando as pessoas para evitarem colírios que não tenham um benefício terapêutico conhecido. Todos os colírios apresentam algum risco, portanto, certifique-se de que os benefícios potenciais superam os riscos potenciais. Aqui estão os tipos de colírios a serem evitados.
Colírio homeopático
Embora você possa pensar em “homeopatia” como sinônimo de remédios caseiros ou medicina natural, não é. A homeopatia é uma teoria médica específica e há muito desmascarada, que data de antes de sabermos que os germes causam doenças; era visto como uma alternativa mais suave ao derramamento de sangue e outros tratamentos severos da época.
Os regulamentos da FDA foram escritos com uma exclusão que permitia que “medicamentos” homeopáticos existissem ao lado de medicamentos reais, mesmo que não fossem aprovados pela FDA e nunca tenham sido provados como seguros ou eficazes. A FDA e a FTC têm tentado reprimir delicadamente os produtos que, segundo eles, são inseguros ou comercializados de forma enganosa. Por enquanto, a existência de produtos homeopáticos é permitida, mas deve ser claramente rotulada com linguagem como: “Alegações baseadas na prática homeopática tradicional, não em evidências médicas aceitas”.
O conselho do FDA aqui é simples: “Não use produtos oftálmicos [para os olhos] rotulados como homeopáticos, pois esses produtos não devem ser comercializados”.
Você pode reconhecer produtos homeopáticos pela palavra “homeopático” (geralmente na frente da embalagem) e pelos ingredientes listados como uma diluição (um número seguido de X, C ou CK) em vez de uma quantidade mensurável como miligramas. “Cineraria maritima HPUS 6X” seria um exemplo de diluição de ingrediente homeopático. O FDA tem mais informações sobre como reconhecer e evitar produtos homeopáticos.
Colírios que afirmam tratar doenças graves
Se o seu médico prescrever colírios para uma doença grave, como catarata ou glaucoma, você pode confiar neles. Mas se você estiver tentando tratar ou lidar com algo por conta própria, não confie em colírios vendidos sem receita médica que dizem que podem tratar esses problemas.
A FDA, mais uma vez, coloca a questão de forma simples: não existem colírios de venda livre aprovados para “doenças oculares graves, como glaucoma, catarata, retinopatia ou degeneração macular”.
Colírio com MSM (metilsulfonilmetano)
Um produto químico chamado metilsulfonilmetano , ou MSM, foi estudado por seus potenciais benefícios à saúde. Pode ser antiinflamatório; é legal usar como ingrediente em alimentos ou suplementos.
Mas se você vir isso em colírios, fique longe. O FDA diz sobre as gotas de MSM: “Esses produtos são medicamentos não aprovados e comercializados ilegalmente nos EUA. Não existem medicamentos oftálmicos comercializados legalmente que contenham MSM como ingrediente ativo”.
Colírio contendo prata
Sulfato de prata e argentum são dois nomes para ingredientes de medicamentos que podem conter prata (o metal). Com o tempo, a prata pode fazer com que o branco dos olhos fique cinza.
Algo semelhante acontece na pele de pessoas que tomam grandes doses de prata (como a prata coloidal) durante muitos anos. Nesse caso, existe um nome para a condição: argiria .
Semelhante aos colírios mencionados acima, não há benefício clínico conhecido dos colírios contendo prata, e eles apresentam o risco de tingir os olhos de cinza, bem como o risco de introdução de contaminantes se os colírios não forem fabricados e embalados adequadamente.
O FDA sugere que todos verifiquem seus colírios em busca dos ingredientes acima – prata, MSM ou qualquer coisa homeopática – e também verifiquem se os colírios estão em uma das listas recentes de recall ou advertência. Você pode ler mais do FDA aqui .
FIND US ON SOCIALS