Os colírios Target, CVS e Rite Aid estão entre os mais recentes a serem recolhidos.
Você pode estar cansado de ouvir sobre recalls de colírios, mas o FDA emitiu uma nova lista de colírios para parar de usar. Desta vez, inclui colírios lubrificantes de marca própria da Target, CVS e Rite Aid. Quando escrevemos pela primeira vez sobre essas marcas em outubro, o FDA recomendou um recall com base em testes que revelaram potencial contaminação bacteriana. Em 15 de novembro de 2023, o fabricante fez o recall oficial desses colírios .
Quais colírios são afetados?
A lista completa está aqui e inclui colírios feitos por um fabricante e vendidos sob várias marcas diferentes. Se você tiver gotas dessas marcas, verifique o nome exato e o tamanho da embalagem na lista do FDA. Eles incluem:
- CVS Health (colírios lubrificantes, colírios lubrificantes em gel, colírios de alívio multiação e colírios lubrificantes suaves e moderados)
- Rugby/Cardinal Health (colírio lubrificante para lágrimas, álcool polivinílico 1,4% colírio lubrificante)
- Leader/Cardinal Health (alívio para olhos secos, colírios lubrificantes, alívio para irritação ocular)
- Rite Aid (colírios lubrificantes, colírios de gel lubrificante suave, colírios de gel lubrificante, colírios de alívio multiação)
- Target Up & Up (colírio lubrificante para alívio de olhos secos, olho seco de alívio extremo)
- Velocity Pharma LLC (colírio lubrificante)
O recall se aplica a produtos com prazo de validade de novembro de 2023 a setembro de 2025. Além da lista do FDA acima, você também pode verificar esta lista de recall do fabricante .
O que há de errado com esses colírios?
Ao contrário do recall do início deste ano , esses colírios (ainda) não foram vinculados a casos específicos de doença ou morte. O FDA encontrou um risco potencial de infecções oculares que podem resultar em perda de visão:
A FDA recomendou que o fabricante desses produtos retirasse todos os lotes em 25 de outubro de 2023, depois que os investigadores da agência encontraram condições insalubres nas instalações de fabricação e resultados positivos de testes bacterianos em amostras ambientais de áreas críticas de produção de medicamentos nas instalações. A FDA também recomenda que os consumidores descartem adequadamente esses produtos.
Se você tiver sintomas de infecção ocular após usar esses colírios, o FDA recomenda que você converse com seu médico ou procure atendimento médico. Os sintomas da infecção podem incluir dor, vermelhidão, coceira, inchaço ou novas alterações na visão.
Isso está relacionado a outros avisos e recalls de colírios?
Este aviso não está diretamente relacionado aos anteriores deste ano, mas é razoável supor que haja um escrutínio maior sobre os fabricantes de colírios após o surto mortal de infecção ocular no início de 2023. Aqui está um resumo dos principais recalls e avisos de colírios este ano:
- No início deste ano, o CDC e a FDA trabalharam em conjunto para rastrear a origem de um surto de infecção por Pseudomonas aeruginosa resistente a medicamentos . As bactérias nessas infecções eram resistentes a vários antibióticos diferentes, e houve 81 casos destas infecções em 18 estados. Quatro pessoas morreram, quatro tiveram que remover o globo ocular e 14 tiveram perda de visão. Os produtos envolvidos nesse surto foram as lágrimas artificiais EzriCare e Delsam Pharma . O alerta da FDA sobre esses produtos, inicialmente emitido em fevereiro de 2023 e atualizado diversas vezes, está aqui .
- Em março de 2023, a Apotex emitiu um recall de colírios de tartarato de brimonidina porque as tampas de alguns dos frascos estavam quebradas e poderiam facilmente ser contaminadas.
- Também em março de 2023, a Pharmedica USA emitiu um recall de suas gotas de MSM (metilsulfonilmetano) devido a potencial contaminação.
- Em agosto de 2023, o FDA emitiu um alerta sobre as quedas de MSM do Dr. Berne e LightEyes devido à contaminação por espécies bacterianas e fúngicas.
- E em setembro, a FDA emitiu cartas de advertência aos fabricantes de oito marcas de colírios , incluindo vários produtos da Boiron, Similisan, CVS Health, Walgreens Boots Alliance e outros. Alguns dos produtos apresentavam “problemas de qualidade” na fabricação, o que significava que não se podia confiar que fossem estéreis; alguns usavam prata, que pode deixar os olhos e a pele acinzentados com o tempo, uma condição chamada argiria ; e alguns eram homeopáticos, uma categoria de “droga” baseada numa teoria há muito desacreditada . (O FDA tolera que “drogas” homeopáticas estejam no mercado, desde que não representem um perigo sério para os usuários; elas foram consideradas arriscadas o suficiente para serem retiradas.) Algumas marcas tiveram vários problemas, então, novamente, verifique seus produtos específicos contra aqueles mencionados nas cartas de advertência.
FIND US ON SOCIALS